Você sabia que para descobrir qual a velocidade da Internet considerada boa para você varia de acordo com a sua necessidade? Isso mesmo! A velocidade ideal para cada usuário é relativa de acordo com a sua utilidade.
Abaixo, temos alguns dos principais mega utilizados e para o que cada um deles é o mais indicado. Saiba agora qual a velocidade da Internet considerada boa para você, sua família ou empresa!
Para determinar a velocidade de uma conexão à Internet, é necessário avaliar a largura de banda. Dessa forma, quanto maior for a largura de banda, mais rápida será essa conexão à Internet. Tal largura de banda é medida em bits por segundo, também conhecida como bps.
A banda larga é a quantidade de dados que você pode tanto enviar quanto receber dentro de um período. Por exemplo, se a conexão for de 5 mega, trata-se de 5 Mbps. Dessa forma, são 5 megabites por segundo, ou seja, pode-se mover 5 milhões de bits em apenas 1 segundo.
O uso da Internet pode ser classificado em 3 diferentes modos, incluindo o uso leve, moderado ou alto. Vamos ver a seguir como os tais usos são diferenciados para você conseguir avaliar qual a velocidade da Internet considerada boa para as suas atividades do dia a dia.
Na categoria de uso leve ou básico, a Internet é utilizada apenas para atividades básicas no dia a dia, incluindo a leitura de notícias, correio eletrônico, transmissão de música, chamadas de voz e vídeos básicos.
Já na categoria intermediária, de uso moderado, você utiliza a categoria de uso leve e mais algumas atividades que requerem um maior Mbps, como baixar vídeos e usar a nuvem, como o Google Drive, frequentemente.
Por fim, a última categoria de alto uso faz referência aos usuários que utilizam todas as atividades citadas anteriormente, tanto de uso leve quanto de uso moderado, além de assistir muitos vídeos, acessar serviços de streaming de vídeo em HD, jogos online e vídeo conferência, por exemplo.
Quer saber qual a velocidade da Internet considerada boa para a sua residência conforme as suas necessidades? Então, fique com a gente porque vamos te explicar tudo o que você precisa saber!
Normalmente, as residências utilizam de 10 a 15 Mbps e são bem atendidas. Entretanto, para definir qual a velocidade da Internet considerada boa para a sua casa, vai variar de acordo com o número de pessoas que utilizam a Internet e para o que ele é usado.
Pessoas que moram sozinhas e usam a Internet para atividades básicas, como fazer compras online, mexer nas redes sociais e assistir Netflix, 5 Mbps são suficientes para você.
Porém, casas mais movimentadas vão precisar de mais mega, chegando em torno de 10 e 15 Mbps, como comentado inicialmente.
No Brasil, a velocidade média da Internet é de 32 Mbps.
Como já dito anteriormente, para saber qual a velocidade da Internet considerada boa para uma empresa, alguns pontos devem ser pré-avaliados antes do plano de banda larga ser selecionado.
Vamos ver dois dos principais aspectos a serem analisados previamente:
Tipo de serviço que é oferecido
Empresas que desenvolvem muitas atividades digitais precisam de uma banda larga maior para que os serviços sejam realizados sem nenhuma interferência.
Número de funcionários
A velocidade da Internet também depende do número de funcionários dentro da empresa. Quanto maior for o número, maior deve ser o Mbps.
O mega (Mbps) é usado para medir a velocidade de conexão de Internet, enquanto o MB é a medida padrão para armazenamento. Dessa forma, 1 Mbps é o equivalente a 0,125MB.
Sabendo disso, é indicado, para as empresas, que a velocidade da Internet seja a partir de 10 MB. Ou seja, 80 Mbps.
Se você leu tudo sobre “Qual a velocidade da Internet considerada boa” para você e percebeu que a sua Internet está dentro do indicado, mas ainda sim tem problemas com a velocidade, veja a seguir o que pode ser feito para a velocidade da sua Internet voltar ao normal:
Primeiro, o ideal é você fazer um teste de Internet. Se o teste indicar um valor próximo ao do seu plano, infelizmente, você vai precisar fazer um upgrade de plano ou trocar de operadora.
Porém, se o teste indicar uma velocidade mais baixa que a do plano, você pode tentar fazer com que a Internet volte ao normal seguindo 2 passos:
Teste a sua Internet novamente. Se o problema persistir, contate a sua operadora para solucionar o problema.